Manteigas já formalizou candidatura à Rede de Cidades da Aprendizagem da UNESCO

A Câmara Municipal de Manteigas formalizou, no início do mês, a candidatura à Rede Mundial de Cidades da Aprendizagem da UNESCO.

Uma intenção vertida nas grandes Opções do Plano para este ano, em que o município esclarecia que para o conseguir contava com a colaboração de “parceiros ligados à educação, como o Agrupamento de Escolas de Manteigas, a Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas e o Estrela Geopark, mas também parceiros associativos e económicos que serão chamados a contribuir para uma candidatura forte, coesa e vencedora”, está descrito no documento.


Uma candidatura já entregue, com o objetivo de que Manteigas seja reconhecido “como um município que aposta na educação, na aprendizagem contínua ao longo da vida e na conservação e preservação do património natural e dos saberes tradicionais do nosso território. Como sempre afirmámos, queremos olhar para o futuro sem esquecer – antes valorizar – o passado”, vinca a autarquia.

Com esta candidatura “estamos muito mais próximo de nos tornarmos uma Vila sustentável, que valoriza os seus recursos endógenos, os protege e os afirma no seu contexto local e regional. A natureza e o meio em que vivemos serão, assim, o mote para uma estratégia global maior, baseada na ideia de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente”, referia o município quando manifestou a intenção de formalizar esta candidatura.

A Rede em Portugal integra atualmente as cidades de Câmara de Lobos; Mação; Cascais; Anadia; Lagoa (Açores); Praia da Vitória; Gondomar; Pampilhosa da Serra, Alcobaça, Setúbal, Cantanhede, Batalha, Loures, Ourém e Braga.