As marchas populares em Belmonte estão a ganhar tradição e voltam a animar a vila no dia 18 de junho, domingo.
A iniciativa teve um interregno de 12 anos, voltou a ser retomada no ano passado, com êxito, e por isso volta a acontecer no próximo domingo, explica a organização.
O desfile tem início junto à sede do Agrupamento de Escolas, às 17:30, com os marchantes a seguirem pela rua Pedro Álvares Cabral, com a apresentação final a acontecer na Praça das Artes.
Para além dos grupos do concelho o desfile conta com a participação de três marchas convidadas, nomeadamente, a do Grupo Educação e Recreio Campos Melo e da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo, ambas do concelho da Covilhã, além da marcha infantil de Manteigas.
A participar no desfile, mas em carrinhas, para que “também vivam esta festa”, vão estar presentes utentes da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas de Belmonte, do Centro de Assistencial Paroquial de Caria e do Centro Social Paroquial do Imaculado Coração de Maria em Colmeal da Torre, explicou na apresentação do evento o presidente da Associação Belmonte em Movimento, João Santos.
A Marcha Popular de Belmonte é acompanhada pela Banda Filarmónica da vila e é apadrinhada por Hugo Adolfo e por Teresa Guilherme, enquanto a Marcha Infantil tem como padrinhos António Pereira e Sofia Sousa.
Organizada pela Associação Belmonte em Movimento, a iniciativa tem como parceiros o município de Belmonte, a União de Freguesias Belmonte e Colmeal da Torre e é apoiada pelo Projeto Esperança CLDS 4G Belmonte