O executivo da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) vai assinar a petição pela criação de um Centro Oncológico Regional na Beira Interior, da autoria de Magna Lourenço, membro independente da Assembleia Municipal da Covilhã. A certeza foi deixada pelo presidente da autarquia, Hélio Fazendeiro, durante a reunião de câmara, realizada no dia 18 de setembro.
Com mais de 4 mil assinaturas à data da reunião, Magna Lourenço falou no período da intervenção do público e explicou o objetivo da petição, que passa por criar um centro oncológico na região para os utentes serem tratados.
“Existem problemas, eles estão identificados, mas não há soluções. Quando eu faltei agora aos meus últimos exames oncológicos, quando disse ao médico que não conseguia ir, a resposta dele foi, pois, temos de tentar e vamos ver isso na próxima consulta. Como eu não sou uma pessoa de me focar nos problemas e sim nas soluções, eu consegui encontrar duas soluções que resolveriam o problema de todos os doentes oncológicos da região. E isso passaria por termos um centro oncológico. Pararmos de ir para Coimbra, Lisboa ou Porto e começarmos a ser tratados na nossa região”, começou por dizer Magna Lourenço.
Ainda durante a sua intervenção, a autora da petição, pediu ao presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, que assinasse a petição, juntamente com todo o executivo.
“Eu peço ao senhor presidente que assine esta petição, juntamente com todo o seu executivo e com todos os presentes nesta sala hoje. Isto é um projeto vosso porque foram os moradores da Covilhã que votaram. Peço que acompanhe esta delegação à Assembleia da República, represente este município e defenda esta petição como sua.”

Chegando às 7.500 assinaturas, a petição terá de ser debatida em Plenário da Assembleia da República. Hélio Fazendeiro deixou a garantia de que, juntamente com o executivo municipal, vão assinar o documento.
“Dar-lhe conta que não só assino com todo o gosto, como convido todos os membros do executivo a assinar, que não tenho dúvida que o farão. Dar-lhe conta também que a posição que tenho assumido pessoalmente e institucionalmente nos vários fóruns e espaços de intervenção, sobretudo no que diz respeito à saúde, tem sido sempre como de encará-la como um pilar essencial e determinante daquilo que é o desenvolvimento do nosso território”, disse o autarca.
O presidente revelou ainda que vão lutar por melhores condições, sendo que agradecem a iniciativa e o trabalho desenvolvido.

“Creio que todos estamos alinhados no sentido de lutar por melhores condições de saúde no nosso território e, neste caso concreto, pela criação deste Gabinete de Apoio ao Doente Oncológico da Barra Interior. Quero agradecer o trabalho que desenvolve e saudar a iniciativa, dizendo-lhe que estamos totalmente alinhados com aquilo que é a estratégia e a defesa do nosso território, que é feita por mim próprio, enquanto cidadão, presidente e pelo executivo municipal”, finalizou Hélio Fazendeiro.
Recordar que a par da criação do Centro Oncológico, é defendida uma resposta de curto prazo para os doentes oncológicos da região. Nesse sentido, foi apresentado o projeto GADOBI – Gabinete de Apoio ao Doente Oncológico da Beira Interior.
A proposta passa pela criação de uma estrutura de acompanhamento dos doentes, destinada a colmatar as dificuldades provocadas pela distância aos locais onde são realizados os tratamentos oncológicos. O gabinete poderia ficar integrado na ULS Cova da Beira ou noutro município da região, mas teria abrangência a toda a Beira Interior.
