Meninas do Unidos do Tortosendo cumprem sonho de subir à varanda da CMC com a taça

A festa da conquista da Taça na Nacional pela equipa sub-14 feminina do Unidos do Tortosendo no domingo, continuou ontem ao final da tarde no salão nobre. Aplausos e agradecimentos marcaram o momento que serviu, também, para mostrar a taça à cidade em plena varanda dos Paços do Concelho.

As jovens atletas receberam da Câmara Municipal da Covilhã e da Junta de Freguesia do Tortosendo troféus alusivos ao momento.


Desde 2001, altura em que o Unidos do Tortosendo disputou a primeira final four, que perseguia o sonho de conseguir uma taça nacional. Esta foi quinta final disputada, motivo pelo qual, várias das intervenções na receção começaram “à 5.ª foi de vez!”

Pedro Farinha, diretor desportivo do clube, foi o primeiro usar da palavra e realçou a “garra e querer da equipa”.

“À quinta foi de vez e graças a estas miúdas que foram inexcedíveis, e que caracterizam o que o Unidos é: Garra e querer e é isso que nos define, sermos guerreiros”. Sublinhou “a entrega da equipa”, vincando que “não há obstáculos que não ultrapasse. São guerreiras e competitivas”. Elogiou ainda o papel das treinadoras realçando o orgulho que sente no seu “grande trabalho”.

Agradeceu, também, aos pais todo o apoio, ao clube e aos atuais e antigos dirigentes. Referindo que existem 14 equipas de basquetebol e 42 atletas em patinagem, destaca a “gestão financeira saudável e a gestão logística complicada” e que, também, por isso a direção merece este prémio.

Agradecimento foi também a tónica na intervenção de Marcelo Batista, presidente do Unidos do Tortosendo.

Visivelmente emocionado, agradeceu o trabalho desenvolvido no clube, desde o início, por atletas, treinadores, pais e patrocinadores.

Sublinhou o contrato programa estabelecido com Câmara Municipal da Covilhã, por objetivo, e desafiou a Junta de Freguesia do Tortosendo a fazer o mesmo, porque se torna “mais justo para quem trabalha e facilita a vida saber com o que se conta”.

David Silva, presidente da Junta de Freguesia do Tortosendo, que também já foi presidente do clube, recordou momentos passados em que se jogaram finais e se perderam, para também vincar o célebre “à 5.ª foi de vez”.

Não tem dúvidas que este é um “dia histórico para o Tortosendo e para o concelho”, cumprindo-se o sonho de “mostrar a taça à Covilhã”.

Uma conquista que teve a certeza iria acontecer desde que “pediram apoio à Junta para organizar a final four”, disse. Terminou dando “os parabéns às campeãs que merecem todo o apoio”.

João Paulo Repolho, presidente da Associação da Basquetebol de Castelo Branco, agradeceu a “atitude e garra” das jovens atletas, sublinhando que “esta conquista é um prémio merecido”. O dirigente destacou que “sonhando e trabalhando” é possível, mesmo sendo um clube do interior, longe de tudo, “onde as vitórias valem sempre muito mais”.

A cerimónia protocolar terminou com a intervenção de Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, que, para além de realçar o trabalho e o apoio de todos os envolvidos, atletas, equipa técnica, dirigentes, pais e patrocinadores, sublinhou o exemplo e o simbolismo desta vitória que prova que “o desporto é para todos”.

“Uma equipa de vencedoras, uma equipa de mulheres corajosas que nunca desistiram e que chegaram onde chegaram. Estão coroadas de sucesso e este é absolutamente merecido”, disse, vincando ainda que estas jovens “estão a contribuir para acabar com os preconceitos de género, com os quais não devemos compactuar. A vossa vitória evidencia o fim destes preconceitos”, sublinhou o autarca, detalhando que “são estes exemplos que ajudam a dizer que o desporto é para todos, que o desporto não tem género”, disse.