Vítor Pereira faz ultimato à Transdev. “Problema do estacionamento será resolvido a bem ou mal”

Vítor Pereira garantiu hoje, na reunião pública da Câmara Municipal da Covilhã, que fez um ultimato a empresa concessionária do sistema de mobilidade da Covilhã, a Transdev, para que se resolva de uma vez por todas os problemas de estacionamento que se têm verificado e que envolvem os silos auto do Pelourinho.

Recordar que com a gratuitidade os lugares de estacionamento estão permanentemente esgotados naquele silo, para além dos casos de estacionamento abusivo, que uma vez mais foram relatados na sessão pública da CMC, onde estiveram vários comerciantes que afirmam que estão a perder clientes face à falta de estacionamento no centro da cidade.


Dão conta que os silos estão transformados em garagens, por um lado, e por outro, denunciam o seu encerramento sem qualquer aviso, o que “é uma manifesta falta de respeito para com os utilizadores”.

O presidente da Câmara Municipal, em resposta, afirma que “há razões para as queixas”, considerando “inadmissível” o que está a acontecer, vincando que “deixou claro à empresa que o contrato assinado é para cumprir escrupulosamente”.

O autarca explicou que o próprio “abandonou sob protesto” a última reunião que manteve com a empresa sobre esta matéria, avisando que se a situação não se resolver “haverá consequências”.

“O contrato prevê multa, penalidade e até rescisões”, avisou Vítor Pereira. Avança que em algumas das razões evocadas a empresa pode ter razão, mas não em todas. Detalha que na reunião de quinta-feira, dia 15, com responsáveis da empresa deixou claro que “se as coisas não forem ao sítio, e rapidamente haverá consequências”, pois já “chegou à triste conclusão” que a empresa, nesta matéria, “está a faltar à verdade” e que, por isso “fez a última advertência”.

Sublinha que a situação, não está a ser tratada de ânimo leve e “a bem ou a mal” será resolvida.

“Esta questão não está a ser tratada de ânimo leve e não vai ser tratada de ânimo leve”, garantiu. “Já estou habituado, desde que cheguei à Câmara a não ter a vida fácil, e até isto tinha que ter dificuldades. Eu tenho contornado as dificuldades todas e esta também será resolvida. Eu costumo dizer que há duas maneiras de resolver os problemas, a bem ou a mal e eu espero que se resolva a bem”, disse o autarca, recordando uma vez mais que “há um contrato” e esclarecendo que na reunião com a empresa “foi incisivo e contundente” sobre a sua posição.

Sobre esta matéria Pedro Farromba, em nome dos três vereadores eleitos pela coligação “Juntos Fazemos Melhor” recordou que sempre votaram contra todas as matérias relacionadas com esta concessão, vincando que “são contra este contrato”.

“Somos contra esta contrato e a forma como foi feito, é um contrato «leonino», mas para o privado, vai prejudicar os covilhanenses em várias vertentes, não só no estacionamento”, disse, avisando que na reunião extraordinária de segunda feira estará a votação o regulamento de estacionamento e uma vez mais irão votar contra.