ULS Cova da Beira: “Boas sinergias entre instituições” credibiliza criação da unidade

“Se a ULS Cova da Beira vier a ser constituída, não retira o estatuto de “hospital universitário” ao CHUCB”, afirmou o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, salientando ainda que “a Cova da Beira é um dos melhores exemplos, a nível nacional, daquilo que uma ULS pode ter de melhor”.

As afirmações foram feitas no final da reunião privada do executivo, no habitual encontro com os jornalistas, que teve lugar hoje, dia 2.


O autarca deu ainda como exemplo a boa articulação dos hospitais da Covilhã e do Fundão com os centros de saúde.

“Nada é perfeito, mas há um bom trabalho de equipa e boas sinergias entre as instituições, e isso só vem dar credibilidade à criação da ULS”, vincou Vítor Pereira.

Os vereadores da oposição na Câmara Municipal da Covilhã manifestaram a sua preocupação face à possível criação da ULS, sublinhando que, no contexto em que vai ser constituída, pode ser “negativa”.

“Tivemos acesso a um estudo da Entidade Reguladora da Saúde que avalia estas unidades de forma menos positiva, nomeadamente o tempo médio de internamento até à alta, o número de cirurgias, que é mais baixo nos hospitais pertencentes à ULS, os tempos de resposta, que não são cumpridos e, sobretudo, a falta de recursos dos hospitais das ULS, que apresentem menos recursos que os hospitais não integrados”, frisou Pedro Farromba.

Abordando ainda “os problemas que o interior vive nos dias de hoje”, o vereador afirmou que “a criação da ULS pode ser bastante negativa para a região”, revelando que já foi solicitada uma reunião com o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), João Casteleiro, “para perceber o que está em causa e as consequências da criação de uma ULS para o território”.

Durante a sua intervenção, Vítor Pereira deu ainda nota que o ministro da saúde, Manuel Pizarro, virá à Covilhã nos próximos dias, não especificando, no entanto, o dia da visita.

Recordar que, segundo a Direção Executiva do SNS, a ULS Cova da Beira é uma das seis novas a criar no país, passando para um total de 33, que servirão mais de 80% da população.