Fernando Neves, investigador do AEROG/UBI-LAETA, foi eleito Associate Fellow da prestigiada entidade norte-americana dedicada à aeronáutica, o American Institute of Aeronautics and Astronautics (AIAA).
O AIAA reúne indústria, academia e entidades governamentais com o intuito de “impulsionar e fazer avançar a engenharia e a ciência em aviação, espaço e defesa e é a maior sociedade técnica do mundo dedicada à profissão aeroespacial global, com mais de 30.000 membros individuais de 91 países e 100 membros corporativos”, revela a instituição na página oficial.
De acordo com o AIAA, Fernando Neves “foi distinguido pelas suas notáveis contribuições e realizações para a comunidade aeroespacial”. A eleição, de acordo com a entidade, reconheceu as “contribuições e liderança para a aeronáutica e astronáutica, no que diz respeito à Biomimética Experimental e Numérica do Voo Mecânico, incluindo a investigação no NACA Flapping Airfoils, e a difusão mundial da História da Aviação Portuguesa”.
Apenas um em cada 150 membros votantes é escolhido e aprovado anualmente na AIAA. Na turma de Associate Fellows de 2023 foram nomeados 122 membros seniores e apenas cinco são de fora dos Estados Unidos da América, sendo eles Fernando Neves, um membro do von Karman Institute (Bélgica), dois membros da Delft University of Technology (Países Baixos) e um membro da University of Athens/Cranfield University (Grécia/Inglaterra).
Fernando Neves fez toda a sua formação em Engenharia Aeronáutica na UBI, tendo concluído o doutoramento em 2012, o mestrado em 2008 e a licenciatura em 2007. Integra o AEROG – Aeronautics and Astronautics Research Center, pertencente ao Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) – Associated Laboratory for Energy Transports and Aeronautics.
O investigador é o terceiro elemento da UBI a integrar a categoria de AIAA Associate Fellows, depois de Jorge Barata, professor catedrático de Ciências Aeroespaciais, e Anna Guermann professora associada com agregação em Engenharia Mecânica.