A comunicação “The Potential of Aromatic and Medicinal Plants as a Sustainable Tourism Product”, apresentada por João Capucho, estudante de doutoramento em Economia na Universidade da Beira Interior (UBI), ganhou o Best Presentation Award no Congresso Internacional DSOTT23, realizado em Coimbra, na sessão especial sobre sustentabilidade ambiental.
Este trabalho, da autoria de João Capucho, Arminda do Paço, docente do departamento de Gestão e Economia da UBI e investigadora do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), Vítor Moutinho, docente do DGE e investigador do NECE, e de Henrique Espinosa, estudante de doutoramento em Economia, foi elaborado com base no PAM4Wellness, projeto que pretende “desenvolver e valorizar o sector das plantas aromáticas e medicinais”, financiado no âmbito do programa Compete 2020.
A apresentação do artigo demonstrou ao público presente na sessão “o potencial que as plantas aromáticas e medicinais (PAM) têm para o sector do turismo”, revela a instituição na página oficial.
“Foram destacadas, igualmente, as diferentes possibilidades de alavancar a fileira das PAM na promoção do turismo sustentável, bem como partilhadas diversas práticas sustentáveis e casos de sucesso que beneficiam o ambiente e as indústrias das PAM e de turismo”.
“A troca de conhecimentos e ideias foi verdadeiramente inspiradora, fomentando uma compreensão mais profunda das oportunidades e desafios que se avizinham para alcançar a diversidade e a sustentabilidade na indústria do turismo”, refere João Capucho.
O Congresso Internacional DSOTT23, realizado entre 31 de maio e 2 de junho, teve como objetivo “aliar a perspetiva académica à experiência dos profissionais do turismo”.