Concelhos da Beira Interior acolhem cerca de 700 jovens católicos para a Jornada Mundial da Juventude

No âmbito da Jornada Mundial de Juventude católica, que acontece entre 1 e 6 de agosto em Lisboa, os municípios da Beira Interior que integram a Diocese da Guarda irão acolher, na semana que antecede a Jornada, entre 26 e 31 de julho, cerca de 700 jovens de diferentes nacionalidades, provenientes de países como Holanda, França, Equador, Estados Unidos da América, Colômbia, México, Moçambique, Filipinas, Brasil ou Polónia.

A iniciativa, intitulada “Dias na Diocese”, promove o acolhimento destas centenas de jovens nos arciprestados da Diocese da Guarda: Covilhã-Belmonte, Guarda‑Manteigas, Celorico da Beira-Trancoso, Fundão-Penamacor, Sabugal-Almeida e Seia‑Gouveia, e em famílias de acolhimento que “proporcionarão as condições logísticas, de alimentação e higiene pessoal necessárias ao bem-estar destes peregrinos”, avança a nota de imprensa enviada às redações.


Ainda em nota de imprensa, lê-se que estes arciprestados têm ajuda de “vários municípios e outras instituições locais que contribuíram, entre outros, com refeições diárias, transporte para os jovens peregrinos, ofertas de kit’s de boas vindas e informação turística”.

O comunicado informa ainda que, de forma a assinalar a chegada dos peregrinos, haverá uma festa de acolhimento no Parque da Cidade da Guarda, na tarde de 26 de julho, entre as 14:00 e as 19:00.

“Os Dias na Diocese” termina com o evento “FÉsta das Nações” no alto da Torre da Serra da Estrela, dia 30 de julho, às 16:00. Aqui, haverá “apresentações/atuações típicas dos países dos diferentes grupos de peregrinos e um concerto da Banda Jota, banda de inspiração cristã da Diocese da Guarda”, lê-se.