A conclusão da Estrada Municipal 509, com o asfaltamento dos cerca de 2.000 metros que faltam, é uma das reivindicações de Unhais da Serra.
Nas comemorações dos 38 anos de elevação a vila, José Guerreiro, presidente da Junta de Freguesia, sublinhou a urgência da realização da obra, afirmando que “a freguesia perde muito” do seu potencial com a atual situação.
“Sabemos que a Câmara tem o projeto feito e os pareceres aprovados e que os montantes envolvidos são consideráveis, mas em relação a Unhais nada é demais”, sublinhou, vincando que a freguesia “precisa com urgência que a zona do Canal seja concluída. É a freguesia que perde e até se pode dizer que o concelho perde”, disse.
O autarca falava nas celebrações dos 38 anos de elevação a vila de Unhais da Serra.
Presente na cerimónia, José Miguel Oliveira, vereador da Câmara Municipal da Covilhã com o pelouro das Freguesias, sublinhou que as “ambições da Junta de Freguesia são as ambições da Câmara Municipal”, garantindo que o maior entrava neste acesso à Serra da Estrela é o financiamento.
“Sabemos o que é importante para a freguesia de Unhais. Relativamente à vossa ambição maior, que é a criação de outro acesso à Serra da Estrela, uma ambição também do concelho, já foram dados passos muito importantes”, disse, relembrando que o projeto está aprovado e “o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas já deu o parecer positivo”, detalhando que este passo foi “algo extremamente complicado de conseguir nos últimos anos”.
O autarca garante que “logo que sejam desbloqueadas as verbas, cerca que 1.2 milhões de euros” a obra avança.