Festa das Papas na Boidobra: Casamento perfeito entre gastronomia e cultura popular

A tradicional Festa das Papas, que se realiza na Boidobra desde 2008 com organização do Rancho Folclórico da Boidobra, pretende ser uma celebração da típica sobremesa da região, papas de carolo, e do folclore nacional.

As papas são feitas no local e servidas na hora, explica o presidente da associação, Alexandre Pereira, avançando que têm tigelas próprias, que cada um pode encher na festa as vezes que desejar e no final levar, ou não, para casa para casa.


A festa nasceu, como forma de financiar o festival de folclore que o grupo organiza, e que passou a estar inserido no evento.

“A festa das papas já é um evento com alguma tradição, vem desde 2008, e surgiu com o intuito de financiar o nosso festival de folclore. Surgiu por haver um doce tradicional que merecia ter alguma importância na região”, explica o responsável.

Este ano o certame decorre entre 28 e 30 de julho, no parque Duppigheim, na Boidobra, e a organização tem expectativas em alta, apesar de na mesma data haver várias festas a decorrer, realça Alexandre Pereira.

Detalha que as inscrições ainda estão a decorrer para quem queira ter stand e exposição venda no local, estando, para além dos stands da organização mais seis inscritos até à data.

Quanto a novidade, o responsável avança que o início do evento será inédito.

“Este ano tem a curiosidade de começar com um concerto de abertura pela EPABI, às 18:00 na igreja paroquial, com ex-alunos, sendo que alguns deles fazem parte do grupo de folclore”, detalha o responsável.

O ponto alto no segundo dia é o festival de folclore, que conta com a participação de 4 grupos convidados, para além do grupo anfitrião.

No domingo, o certame abre portas às 17:00 e conta com um encontro de grupos de danças da região.