Festival da Truta está de regresso ao Paul amanhã e sábado

A 7.ª edição do Festival da Truta volta às margens da ribeira do Paul para um fim-de-semana de gastronomia tradicional e música. Organizado pela Junta de Freguesia do Paul e pelo movimento associativo local, o Festival da Truta decorre Espelho D’Água, nas margens da ribeira do Paul, a 28 e 29 de julho, e conta com confeção e degustação de pratos típicos da truta e espetáculos musicais.

Gabriel Gouveia, presidente da Junta de Freguesia do Paul, numa passagem pelo programa da manhã da Rádio Clube da Covilhã, explica a importância do certame:


“Quando chegámos à junta de freguesia, achámos por bem começar a falar de uma atividade desta natureza, uma e que a truta é um produto do Paul. Nós quisemos dar mais nome à truta, uma vez que temos o privilégio de viver junto deste excelente recurso hídrico, bem no sopé da serra, com águas frias e limpas”.

Parado devido à pandemia, depois de um interregno de três anos, a vontade de voltar com um evento deste género era igual à que tinham quando começaram na primeira edição:

“Pena que a pandemia foi um entrave. Mas vamos reativar e revitalizar a atividade, porque as pessoas que iam ao Paul saíam de lá satisfeitíssimas por poder usufruir de um prato característico, com muitas qualidades de uma comida artesanal”, disse.

O evento, que tem a peculiar característica de unir as mais de uma dúzia de associações da vila do Paul, destaca-se pelo espírito de conjunto, fraternidade e objetivo comum de uma parceria deste tipo. Nas palavras do presidente da Junta de Freguesia, “trabalhar em equipa só enriquece a freguesia; o verdadeiro objetivo de todas as associações do Paul é trabalhar em prol da freguesia”.

Outra das características desta nova edição do Festival da Truta é a existência de um Centro Interpretativo, que tem como objetivo dar mais nome e relevância ao peixe e fornecer o material histórico suficiente para as gerações vindouras valorizarem a tradição:

“Vamos ter um Centro Interpretativo que vai dar mais nome à ribeira. Queremos que as gerações vindouras percebam exatamente o que foi aquela terra e aquela água da nossa ribeira conseguiram produzir. É uma história lindíssima que nós queremos contar, também que o Paul é uma terra que se recomenda”, explica Gabriel Gouveia.

No Espelho D’Água, no Parque Urbano da Ribeira do Paul, a 7.ª edição do Festival da Truta do Paul prevê servir mais de mil refeições em volta da truta, enquanto preserva um recurso hídrico do local. A animação do festival fica a cargo de Luís & Ilda (21:00) e de DJ Seco (01:00) na sexta-feira, dia 28, e de Hugo Alvarinhas (21:00) e DJ Luís Gomes (01:00) no sábado, dia 29.