Foram três dias de muita procura, tanto para levar a famosa iguaria para casa, como para consumir no Jardim das Artes, o que faz com que a organização da segunda edição do Festival do Pastel de Molho da Covilhã assegure que as expectativas foram ultrapassadas.
Embora sem números oficiais o presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, Paulo Carvalho, assegura que não se estará muito longe da meta que estabeleceu, 8 mil pasteis vendidos em três dias de festival.
“Passou todas as expectativas. Tínhamos expectativas elevadas e embora ainda não tenha um valor exato, do que tenho que falado com os produtores, eles dizem que triplicam e quadruplicam as vendas. Espero atingir os 8 mil, para já o feedback que tenho é que os números do ano anterior foram largamente ultrapassados”, sublinhou.
Um balanço positivo nas vendas, mas também na promoção do pastel junto de turistas, detalha o responsável, salientando que este é, aliás, o grande objetivo do certame.
Vinca que ao longo dos três dias, entre sexta-feira e domingo no Jardim das Artes, onde houve animação com grupos de danças e cantares locais, passaram gentes de vários pontos do país e estrangeiro que degustaram a iguaria.
“Tivemos pessoas que não eram da Covilhã, pessoas de Barcelos, Lisboa e Faro, com quem falei pessoalmente”, para além de estrangeiros que também estiveram no recinto, sustenta.
O responsável recorda que este festival comemorou no ano passado o registo da marca “Pastel de Molho da Covilhã”, este ano celebra o início da certificação DOP, mostrando-se convicto que no próximo ano será anunciada essa certificação.
Para além do pastel de molho da Covilhã, no festival existiam variantes, com recheio de leitão, por exemplo.
Paulo Carvalho explica que a confraria defende o pastel que está registado, mas frisa que “não é redutora e pode evoluir-se”, por isso propôs aos produtores que poderiam alterar o recheio, mas com a denominação “pastel de molho” e não o “Pastel de Molho da Covilhã.
Dizer que este certamente é organizado pela Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã, Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e Município da Covilhã.