Incêndios: “Existem muitas queixas de atrasos e morosidade na concretização das medidas”

Um ano depois do incêndio que devastou a Serra da Estrela, Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, sublinhou que “o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) sofreu danos ecológicos, que ainda hoje estão à vista de quem percorre o território”.

Na sua intervenção, dirigida ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a parlamentar recordou ainda que o governo anunciou um conjunto de medidas de revitalização “prevendo um investimento superior a 200 milhões de euros”. 


“Infelizmente, e isto dando voz a quem vive naqueles territórios há ainda um sentimento de abandono, esquecimento e desvalorização. Existem muitas queixas de atrasos e morosidade na concretização das medidas”, vinca.

Depois da apresentação do projeto “Estrada Verde”, passando pelos municípios da Guarda, Gouveia e Celorico da Beira, Cláudia André quis ainda saber “qual a leitura que o Ministério do Ambiente faz desta proposta dos autarcas”.

“Que intervenção teve o Ministério do Ambiente neste processo e qual será o acompanhamento que fará sobre este tema tão sensível e importante para as populações daqueles municípios? Tem perspetiva temporal e orçamental deste investimento?”, questionou.

Em última nota, a deputada social-democrata quis saber se “está a ser concretizada a recuperação da fauna do Rio Zêzere, que foi destruída pelas cinzas das chuvas após os incêndios”.

Fotografia de arquivo