JF São Jorge da Beira requalifica Picoto da Cebola destruído há 2 anos

A Junta de Freguesia de São Jorge da Beira reconstruiu na última semana o Picoto da Cebola, que foi destruído, quase na totalidade, em setembro de 2021.

Trata-se do Marco Geodésico colocado no ponto mais alto da Serra da Cebola, a 1418 metros (Carta Militar n.º 244), muitas vezes classificado, erradamente, como o ponto mais alto da Serra do Açor, uma vez que a Serra da Cebola pertence à Cordilheira do Açor, cujo ponto mais alto é o Cabeço do Gondufo com 1342 metros, segundo a Carta Militar n.º 233.


É o ponto em que se unem três concelhos, Covilhã, Arganil e Pampilhosa da Serra e quatro freguesias: São Jorge da Beira no concelho da Covilhã, Unhais-o-Velho e União de Freguesias de Fajão e Vidual do município da Pampilhosa da Serra e Piódão do concelho de Arganil.

Para além de reparar o marco a Junta de Freguesia de São Jorge da Beira destaca que também colocou no local “um banco para se descansar e disfrutar da maravilhosa paisagem”.

A obra vai ser apresentada na próxima quarta feira (2), numa caminhada até ao local, inserida na iniciativa “Aldeia em Festa” que decorre em São Jorge da Beira até sábado, dia 4.