Museu de Lanifícios, Quarta Parede, Teatro das Beiras e TMC integram “Corredor Cultural”

Uma parceria com a UBI permite trazer o “Corredor Cultural” para o interior do país, uma iniciativa até agora centrada na Zona Metropolitana do Porto. O Museu de Lanifícios da UBI, a Quarta Parede, o Teatro das Beiras e o Teatro Municipal da Covilhã integram o projeto lançado pela Universidade do Porto (UP) que visa promover o acesso dos estudantes do Ensino Superior a espaços culturais como museus, monumentos, espetáculos ou exposições, através do estabelecimento de protocolos que se traduzem em descontos e entradas gratuitas, entre outras facilidades de acesso à cultura.

O projeto prevê que estudantes do Ensino Superior, sejam eles de instituições públicas ou privadas, inclusive de mobilidade/Erasmus+, possam usufruir de condições especiais no acesso aos espaços culturais parceiros, necessitando apenas de apresentar o respetivo cartão de estudante e indicar que a visita é feita ao abrigo do programa Corredor Cultural.


No Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI) os estudantes do ensino superior têm entrada gratuita, nos espetáculos da Quarta Parede há 50% de descontos em espetáculos de produção própria, no Teatro das Beiras 50% de desconto e no Teatro Municipal da Covilhã o desconto está entre os 40 a 50%.

A integração da UBI no “Corredor Cultural” vem, desta forma, expandir a abrangência do projeto, até ao momento limitado à Área Metropolitana do Porto, para a zona Interior do País, numa rede que conta já com mais de 80 espaços culturais.

Desenvolvido na primeira Cimeira Europeia Universidade & Cultura, realizada na UP em 2021, o “Corredor Cultural” está a ser implementado no âmbito da Comissão Especializada em Artes e Cultura – liderada pela Vice-Reitora da UP, Fátima Vieira – e do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).