TMC integra rede nacional de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Teatro Municipal da Covilhã (TMC~) passou a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, foi hoje anunciado.

A integração “vem ao encontro da expectativa do Município da Covilhã, que tem neste equipamento um dos ativos mais importantes da estratégia cultural que tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos”, detalha a nota de imprensa.


A autarquia dá nota que integrar esta Rede é “uma profunda mais-valia, uma vez que deixa o TMC~ habilitado a candidatar-se ao Programa de Apoio e a outras ações de formação que são desenvolvidas no âmbito da Rede, o que garantirá uma programação de elevadíssima qualidade, posicionando este equipamento cultural a nível regional e nacional”.

Regina Gouveia, Vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã, citada no documento, aponta que “a integração na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é particularmente importante para que a Covilhã e o TMC~ continuem a desenvolver e a consolidar uma política cultural que corresponda cada vez mais aos interesses e expectativas de diferentes públicos”.

Detalha que a Rede “pretende incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento de coproduções e a valorização de recursos humanos, objetivos em que o nosso Município estará muito empenhado”.

No documento o município avança que o despacho de credenciação foi assinado pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no dia 26 de julho. Na informação enviada ao Município, a Direção Geral das Artes (DGArtes) manifestou o “seu apreço pela credenciação do Teatro Municipal da Covilhã”.

A Rede de Teatro e Cineteatros Portugueses já credenciou 88 equipamentos culturais, distribuídos por todo o território nacional, que aderiram de forma voluntária, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população e a cooperação entre si, bem como a circulação da criação artística e as coproduções entre entidades.