Transportes: Rotas e horários repostos a partir de 19 de julho e devolução de 5 euros

As antigas rotas, paragens e horários nos transportes urbanos da Covilhã vão ser repostos, informa a Câmara Municipal da Covilhã em nota de imprensa, onde dá conta que “face às manifestas insuficiências reveladas pelo mapa de rede de transportes urbanos que começou a ser aplicado a 01 de julho, determinou à concessionária a reposição.

A medida entrará em vigor no dia 19 de julho, avança a nota de imprensa, “mantendo-se até que a empresa reveja e proponha um novo Plano de Rede e Oferta que vá ao encontro das necessidades de transporte público das pessoas”, está ainda sublinhado.


“Essa proposta terá de ser previamente discutida, testada e aprovada pela Câmara Municipal. Terá ainda de ser amplamente divulgada antes de entrar em funcionamento”, determina a Câmara Municipal da Covilhã.

Para já, as rotas e paragens mantêm-se como estavam anteriormente e será aplicado o horário de período não escolar, tal como aconteceu nos verões anteriores.

Mantêm-se ainda as novas rotas iniciadas a 01 de fevereiro, nomeadamente, a Linha da Serra e a Linha da Universidade.

Em ultima nota a Câmara Municipal sublinha que a concessionária vai restituir os 5 euros cobrados aos utentes pela substituição do cartão e que essa devolução será efetivada na compra dos passes de agosto ou setembro.

A atualização tarifária que, entretanto, entrou em vigor terá de ser mantida, uma vez que, por força da lei, resulta de um descongelamento dos preços que estavam congelados desde 2019. Ainda assim, o novo tarifário prevê uma opção de aquisição de bilhetes pré-comprados que custam 11,7 euros (conjunto de dez bilhetes) e que representam uma poupança em relação ao bilhete unitário. Além disso, estes bilhetes podem ser usados durante 60 minutos, independentemente do número de autocarros usados.

A Transdev, em comunicado, reitera a mesma intensão, e destaca que “as rotas e pontos de partida permanecerão os mesmos existentes até ao passado dia 30 de junho e os respetivos horários vão ser afixados nas paragens e disponibilizados no Terminal. A partir de 31 de julho ficam também disponíveis no site e na App.