UBI: 1.º Ciclo em Design Multimédia com acreditação máxima

O 1.º Ciclo em Design Multimédia da Universidade da Beira Interior da Universidade da Beira Interior recebeu acreditação de seis anos, a máxima permitida por lei.

A A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior validou a licenciatura de forma incondicional, depois de analisada a qualidade da formação e da UBI.


Citada em nota de imprensa da universidade, Joana Casteleiro, diretora deste 1.º Ciclo da Faculdade de Artes e Letras afirma que está “é uma excelente notícia”.

“Para esta decisão contribuíram vários aspetos, dos quais importa destacar o corpo docente devidamente qualificado e integrado em centros de investigação de reconhecido mérito, a procura consistente e sustentada do Ciclo de Estudos e a motivação e inclusão dos alunos em atividades projetuais de investigação e disseminação”, afirmou a docente.

Segundo a UBI, no relatório que sustentou a acreditação, a Comissão de Avaliação Externa (CAE) refere estar-se na presença de um curso “consolidado, com objetivos claros e dinâmica de aprofundamento da qualidade do ensino”, admitindo a “importância do contributo do Ciclo de Estudos para o desenvolvimento tecnológico, cultural e económico da região”.

 Joana Casteleiro frisa ainda que uma das grandes vantagens do curso da UBI, em relação a outras formações da mesma área, encontra-se “no conhecimento da tradição do design, a par com o cariz projetual, de crescente complexidade e enfoque no contexto multimediático da maioria das unidades curriculares que integram o plano de estudos da licenciatura, juntamente com o incentivo ao trabalho em equipa e o desenvolvimento de competências multidisciplinares de investigação para, através e sobre o Design”.

A UBI destaca que esta licenciatura oferece uma formação abrangente nos âmbitos artístico, cultural, científico e tecnológico. Prepara os alunos para o exercício profissional no amplo espectro do design visual, de comunicação e de interação em diversos meios, tanto analógicos como digitais. Apoiando-se na tradição conceptual, teórica e crítica, do Design e no primado do projeto, estimula a sensibilidade estética e a capacidade de expressão, com um enfoque progressivo na criatividade e na inovação, mas também na investigação e na criação artística contemporâneas.

O 1.º Ciclo em Design Multimédia no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior tem 48 vagas e é um dos cursos abrangidos pelas Bolsas de Incentivo UBI STEAM.