“Papiloma”: Projeto da UBI no pódio de concurso nacional de ideias de negócio

O Projeto Papiloma, em desenvolvimento na Universidade da Beira Interior (UBI), alcançou o segundo lugar no concurso nacional de ideias de negócio UI.CAN.

Carla Cruz, docente da UBI, é a promotora principal desta proposta que alcançou, recentemente, o primeiro lugar no WIN-UBI: Concurso de Ideias de Negócio.


O evento decorreu no dia 6 de junho na Universidade de Aveiro (UA), tendo marcado presença universidades do consórcio (UBI, UA, Trás-os-Montes e Alto Douro, Minho (TecMinho), Porto, Coimbra e Évora), empreendedores, investidores e várias entidades ligadas ao ecossistema empreendedor nacional.

A UBI esteve representada por Carla Cruz, cujo projeto Papiloma convenceu um painel de jurados constituído por representantes da ANJE, Portugal Ventures e IAPMEI.

O Papiloma apresenta-se como uma “solução inovadora que simplifica e acelera o tratamento de lesões provocadas pelo HPV (Vírus do Papiloma Humano) que, de outra forma, poderiam evoluir para cancro do colo do útero nas mulheres”, pode ler-se em nota de imprensa.

Este projeto encontra-se em fase de validação de um protótipo, consistindo no desenvolvimento de um gel de aplicação vaginal de alta eficácia, contendo várias propriedades anticancerígenas e antivirais, destinando-se à indústria farmacêutica.

O primeiro lugar foi conquistado pela Beat-Therapeutics, da Universidade do Porto.

Além do picth final, onde marcaram presença os promotores dos melhores projetos empreendedores de cada universidade, o evento contou ainda com a apresentação dos resultados alcançados ao longo dos últimos dois anos por parte do projeto UI.CAN e uma talk dedicada ao tema “Improvisa a tua Vida”, dinamizada pelo grupo “Improváveis”.

Durante a tarde, foi ainda promovido um speed date entre empreendedores das referidas universidades que participaram nos programas de aceleração do projeto UI.CAN e vários investidores (CORE Angels, Gestluz, Entropic Ventures, Faber, Beta Capital, Union e Montepio).

Nesta sessão, a UBI foi representada pelo empreendedor Pedro Silva, dinamizador da CAMADA, projeto que “disponibiliza um marketplace print-on-demand de peças de betão decorativas e que ambiciona automatizar a indústria da construção civil, através da impressão 3D”.

Esta iniciativa, integrada no projeto UI-CAN, foi cofinanciada pelo COMPETE 2020 e Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.