Covilhã: FIADA arranca quinta-feira com 40 artesãos de todo o país

Arranca esta quinta-feira, dia 31, a Feira Internacional de Artesanato Design e Outras Artes (FIADA), que vai decorrer no Jardim das Artes, até 3 de setembro, com artesanato e design, exposições e instalações, oficinas e tertúlias, gastronomia e atuações ao vivo.

O evento contará com 40 artesãos de todo o país, que irão mostrar trabalhos das áreas do têxtil, da cerâmica, da madeira e serralharia artística, bem como do design têxtil, de moda, de equipamentos e do mobiliário.


De acordo com o município, esta segunda edição junta cidades criativas da UNESCO, “evidenciando o potencial desta rede para a valorização da lusofonia”. Assim, a FIADA 2023 conta com representações de Brasília e Fortaleza (Brasil) – ambas Cidades Criativas da UNESCO em Design – bem como com representações de três Cidades Criativas portuguesas: Barcelos (Artesanato e Artes Populares), Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares) e Idanha-a-Nova (Música).

“A colaboração e as parcerias entre cidades, que assumem a criatividade como estratégia para seu desenvolvimento urbano sustentável, favorecem o intercâmbio de conhecimento e o surgimento de ideias inovadoras e projetos comuns”, refere a autarquia em nota de imprensa.

Concebida no âmbito da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, a FIADA tem como objetivo “divulgar o artesanato nacional e internacional, colocando em evidência os artesãos e a relevância do design na conceção, inovação e comercialização dos seus produtos”.

Fotografia de arquivo