No “balanço muito positivo” do Verão Centro Histórico fica um festival que se “afirma e confirma cada vez mais”

“É um balanço muito positivo aquele que se tem que fazer de mais uma edição do Verão no Centro Histórico”. Quem é o diz é Regina Gouveia, vereadora da cultura da Câmara Municipal da Covilhã, no fim da 6.ª edição deste evento que traz às ruas da Covilhã centenas de pessoas das mais diversas idades nas quatro sextas-feiras do mês de agosto.

O festival, que junta história, património e nova música portuguesa, caracteriza-se por ter dois momentos culturais na mesma noite. Às 21:30 tem início uma visita guiada encenada por Joana Poejo que, de forma lúdica, apresenta conteúdos históricos relativos ao local escolhido para essa noite. Depois, às 22:15, tem início um concerto de um artista ou formação da nova música portuguesa, reservando sempre uma data para um projeto de artistas locais.


Regina Gouveia não esconde a satisfação quanto ao formato do evento, nomeadamente quanto àquilo que tem significado as visitas guiadas e sua crescente participação popular. Em exclusivo à Rádio Clube da Covilhã, diz:

“As visitas guiadas encenadas trouxeram novos conteúdos, cruzaram lugares que já tínhamos visitado e que revisitamos de outra forma, sempre com uma relação muito interessante entre aquilo que são as fontes e o conhecimento e uma dimensão lúdica e divertida que a Joana Poejo concretiza tão bem em cada edição. Nota-se que a cada sexta-feira que passa o próprio público sente vontade de interagir com ela”.

A vereadora vinca que este formato e esta aposta do Município se tem confirmado cada vez mais e que vem corresponder a expectativas e necessidades do público covilhanense:

“Eu sinto que em cada ano se afirma e se confirma cada vez mais que este formato corresponde a expectativas e necessidades de grandes segmentos de público covilhanense e público visitante. É algo que queremos continuar a ter no Verão no Centro Histórico. Faz parte do conceito deste programa”.

O Verão no Centro Histórico trouxe nesta 6.ª edição nomes como Samuel Úria, B Fachada, Beatriz Pessoa e o projeto local Entre Portas. Em declarações anteriores à RCC, a vereadora garantiu que este evento “é para manter”. O certame volta em 2024 com novas visitas guiadas encenadas e concertos da nova música portuguesa, reforçando no mesmo espaço a componente lúdica com a componente histórica e cultural.