À terceira e penúltima etapa da Volta a Portugal de Juniores, que tem percorrido as estradas da Beira Interior, confirma-se o domínio espanhol e intensifica-se a luta a dois pela camisola amarela. Na terceira e mais longa etapa, que ligou Almeida a Manteigas ao longo de 120,1 kms, Pablo Lospitao (Electromercantil/GR100) foi o primeiro a cortar a meta, mas Daniel Teorio (Gsport+Vatios) manteve a vantagem em 50 segundos.
Nesta exigente etapa, que tinha um prémio de montanha de primeira categoria na parte final, o pelotão manteve-se coeso até ao quilómetro 70,3, na primeira meta volante, em Vale de Estrela. Aqui, um grupo de 37 ciclistas ganhou a frente da corrida, com dois deles a fugir e a ter 55 segundos de vantagem sobre o pelotão e 30 sobre o grupo perseguidor.
A 12 kms do final, surgiu o primeiro ataque, que reduziu o grupo de ciclistas para quatro – Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agricola-ALC), Pablo Lospitao, Daniel Tenorio e José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) – que disputaram a etapa até aos últimos metros. Pablo Lospitao foi o mais rápido a cortar a meta, com 3h20m40s, menos um segundo que Daniel Tenorio, segundo classificado, José Moreira, terceiro, e Tiago Santos, quarto.
Assim, Daniel Tenorio segura camisola amarela, tendo agora 52 segundos de vantagem sobre Pablo Lospitao, que lidera nos pontos, e 2m57s para Finley Hawker (ABTF Betão/Bairrada), que comanda a juventude. Tenorio é também o primeiro na classificação da montanha. Nas equipas, é líder a ABTF Betão/Bairrada.
Disputa-se hoje a quarta e última etapa da 17.ª Volta a Portugal de Juniores, num percurso de 104 kms que une Meda (partida às 10:30) a Celorico da Beira (chegada prevista às 13:20). Nesta etapa destacam-se os quatro prémios de montanha de terceira categoria.