Fundão: Projeto europeu Smallable com sessão em Lavacolhos

A freguesia de Lavacolhos, no concelho do Fundão, recebe, entre 1 e 3 de setembro, o projeto Smallable: Marginal Cities in Europe, um projeto europeu no âmbito do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

A iniciativa envolve as localidades de Lavacolhos (Fundão), Sobral de São Miguel (Covilhã), Bettona e Monte San Martino (Itália), Novigrad (Croácia), Pécsely (Hungria) e San Martin de Trevejo e Cilleros (Espanha).


O projeto integra pequenas localidades afetadas por fenómenos de declínio demográfico e económico, visando o desenvolvimento de reflexões e de estratégias de intervenção que contribuam para contrariar esta situação.

Esta sessão começa dia 1, com a receção dos participantes no Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão, às 18:00.

Nesse dia destaque para o jantar de trabalho a ter lugar no centro para as Migrações do Fundão, e para a palestra sobre a “Estratégia de revitalização em territórios de baixa densidade”, proferida por Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão.

No sábado, dia 2, a partir das 10:00, terá lugar uma visita à Casa do Bombo de Lavacolhos, e a apresentação pública do projeto Smallable – Marginal Cities Network na Casa do Bombo de Lavacolhos, com a participação de Paulo Fernandes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão), Paulo Barbosa (Presidente da Junta de Freguesia de Lavacolhos) e Mariano Sartore (Comissão Organizadora).

Ao longo do dia haverá ainda palestras e debates sobre Património Cultural Imaterial, visita à aldeia de Lavacolhos e à Lavaria do Cabeço do Pião (Minas da Panasqueira)

“Presente e futuro do território mineiro: Argemela”; “Revitalização de territórios mineiros em declínio”; “Como promover o turismo num território deficitário em ofertas? – O projeto Mercacolhos” serão outros temas a abordar ao longo do dia de trabalho.

O evento termina no domingo, dia 3, com uma reunião de trabalho, na Sala da Concha do Casino Fundanense, a partir das 09:30.