Belmonte: EN18 com radar de velocidade instantânea a partir de 1 de setembro

A partir do dia 1 de setembro, o quilómetro 19 da Estrada Nacional 18 (EN 18), em Belmonte, terá um radar de velocidade instantânea, segundo anunciou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

As estradas portuguesas vão ter 37 novos radares: 12 que vão controlar a velocidade média e 25 que vão controlar a velocidade instantânea, sendo que o que será implementado em Belmonte é o único da região.


Os radares de velocidade instantânea, segundo explica a ANSR, “são equipamentos que fiscalizam a velocidade praticada por cada condutor através da medida da velocidade instantânea do respetivo veículo, ou seja, a velocidade do veículo no instante em que passa no local de controlo de velocidade”.

Já os radares de velocidade média “são equipamentos que fiscalizam a velocidade média praticada pelos condutores através da medição do tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância”. Estes serão colocados em locais onde a sinistralidade se verifica ao longo de troços com alguma extensão e não apenas em pontos específicos.

O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Rui Ribeiro, refere que este sistema não é novo em Portugal e garante que os resultados são favoráveis.

“Nós já testamos em termos probatórios aqui em Portugal. Estes radares estão espalhados pela Europa inteira e com resultados positivos”, adianta, em declarações à TSF, acrescentando que “estes radares, como os outros, irão contribuir para salvar vidas nas estradas portuguesas”.

“Nos 62 lugares onde vão ser colocados os novos radares morreram 115 pessoas nos últimos cinco anos”, revelou.

Os 37 radares que entram em funcionamento a 1 de setembro vão juntar-se aos 61 que já existiam.

Fotografia: Jornal Vilaverdense

Imagem meramente ilustrativa