Câmara da Covilhã ajuda apicultores no combate à vespa asiática entregando armadilhas

A Câmara Municipal da Covilhã está a distribuir, entre os apicultores do concelho, armadilhas e respetivo atrativo para a captura de vespa velutina (asiática).

Em nota de imprensa o Município covilhanense dá conta que com a medida pretende “prevenir e mitigar os efeitos na produção de mel” causados por esta espécie invasora, ajudando “os apicultores a reduzirem a predação nos apiários, através da redução do número de vespas que aí predam, diminuindo-se, desta forma, a captura das abelhas melíferas”.


Simultaneamente, o Município também quer contribuir para reforçar o controlo e limitar o crescimento dos ninhos de vespa velutina, é explicado, avançando que o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem estado a proceder à instalação de armadilhas bem como à exterminação de ninhos.

“Durante o ano em curso, o SMPC já exterminou cerca uma centena de ninhos de vespa asiática, no concelho”, lê-se na nota.

À população em geral, recorda que que caso aviste/identifique ou suspeite da presença de um ninho de vespa asiática deve contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil, alertando que não se deve tentar o extermínio ou qualquer interferência com o ninho, porque, para além do risco de picadas, se o ninho não for devidamente exterminado vai originar a dispersão de um elevado número de vespas que darão origem a novos ninhos.

As armadilhas serão entregues aos apicultores que as solicitem mediante prova de que são detentores de colmeias de abelhas melíferas, esclarece ainda a nota.

Para levantar as armadilhas, os apicultores devem contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) através do email: protecao.civil@cm-covilha.pt ou do telefone: 275 330 600 e telemóvel: 963 143 620.

Esta ação enquadra-se numa candidatura da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela ao POSEUR.