CISMA e Casa do Povo do Paul ensinam a tocar adufe

A CISMA – Associação Cultural e a Casa do Povo do Paul promovem, a 9 de setembro, uma oficina de formação sobre toque do adufe, especialmente direcionada a principiantes, mas aberta ao público em geral.

Em nota de imprensa as associações sublinham que a oficina “homenageia a história e a preservação do património musical português” e visa “criar um primeiro momento para aprender a tocar este instrumento de percussão, tradicional e típico da Beira”.


“Como pegar no instrumento, como fazê-lo soar, como incorporá-lo no ritmo”, são algumas das técnicas a explorar na oficia que terá 5 horas de formação, terminando com um jantar/convívio e concerto final com as Adufeiras do Paul.

A primeira parte, momento de formação com Sara Mercier, decorre entre as 14:00 e as 17:00 no Salão Nobre do CCD Oriental de São Martinho. A segunda decorre entre as 18:00 e as 20:00 na Casa do Povo do Paul e será lecionada por Leonor Narciso. Às 20:00 acontece o jantar-convívio e o espetáculo com as Adufeiras do Paul.

A Oficina de Adufe tem um preço de 30€ para sócios da CISMA, da Casa do Povo do Paul e/ou do CCD Oriental de São Martinho, e de 35€ para não sócios. No preço estão incluídos, além das cinco horas de formação, o jantar e o transporte Covilhã-Paul-Covilhã.

A organização da Oficina assegura adufes, não sendo necessário possuir um para participar.

As inscrições estão limitadas a 20 participantes e terminam no dia 2 de setembro. Podem ser feitas através dos e-mails geral@cismacultural e cppaul@sapo.pt.