Clássica “Capital das Piscinas Naturais” espera recorde de inscritos

A segunda fase de inscrições na segunda edição da clássica “Capital da Piscinas Naturais” ainda decorre, mas o número de participantes já inscritos, mais de 130, revela que esta edição irá superar os números do ano passado.

A prova decorre dia 27 e tem organização da associação Amigos do Pedal de Cortes do Meio.


Em declarações à Rádio Clube da Covilhã, Hélder Esteves, presidente da associação, explica que os já inscritos terão dorsal personalizado, sendo que os restantes não terão esse adereço, mas podem ainda inscrever-se até ao final de dia 25. Por uma questão de logística avança que 200 é o limite máximo de participantes.

A prova, à semelhança da edição do ano passado, que também decorreu no último fim-de-semana de agosto, tem dois percursos distintos. Um de 70 km, com vertente competitiva, e outro de 25 com uma vertente mais lúdica.

O percurso longo, começa e termina em Cortes do Meio, com passagem por Unhais da Serra, Erada, Paul, Barco, Coutada, Peso, Vales do Rio, Dominguizo, Tortosendo (eixo TCT), Covilhã, Canhoso (Rotunda do Continente Bom Dia), Covilhã, Tortosendo, Ourondinho, Cortes de Baixo, início do segmento cronometrado e meta, descreve.

Recordar que os últimos 700 metros de prova serão cronometrados para encontrar os vencedores, sendo que há prémios monetários para os três primeiros.

Um tempo que no ano passado foi de 1’50’’ obtido pelo vencedor Marco Macedo. 700 metros de grande inclinação, chegando aos 21%, revela a organização.

O percurso mais pequeno, com 25 km, segue em direção a Unhais da Serra, Erada, Ourondinho, Cortes de Baixo, e termina em Cortes do Meio, e visa promover a “prática da modalidade e o uso da bicicleta”, explica o responsável.

Para além da prova, os acompanhantes serão desafiados a fazer uma caminhada pela “Rota das Pontes”, uma atividade realizada com apoio da associação, “para que também os que não participam possam explorar a natureza e conheçam o nosso território”, revela o presidente do Grupo.

Hélder Esteves, em declaração ao programa “Manhãs da RCC”, recorda que o grupo “Amigos do Pedal” é recente enquanto associação, mas enquanto grupo informal tem já muitos anos de historial.

Foi em 2007 que um grupo de amigos começou a fazer percursos de bicicleta na região e desde então não pararam.

O presidente recorda as primeiras atividades, que ainda hoje o grupo realiza.

“O primeiro evento foi em 2007, a mítica subida à Torre, seguiu-se a participação da primeira etapa da volta, com a subida à Senhora da Graça, o primeiro passeio “Cortes – Fátima”, passeios a Santiago de Compostela. Fomos crescendo, juntando-se outros amigos e sentimos a necessidade da criação da associação”, disse.

Com cerca de 50 associados, o desafio da organização é que cada vez se juntem mais amigos, recordando que para além do convívio, os passeios em bicicleta ajudam a combater o stress e promovem uma vida saudável.