As chamas que lavram desde ontem à tarde na localidade de Carrascal, concelho de Castelo Branco, já alastraram para a aldeia de Aldeia de Rabacinas, concelho de Proença-a-Nova, e “estão prestes a afetar o concelho de Vila Velha de Ródão, na zona da Foz do Cobrão”, confirmou à RCC fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
De acordo com a mesma fonte, durante a madrugada foram evacuadas 34 pessoas nas localidades de Espinho Grande, Espinho Pequeno e Fundeira, no concelho de Proença-a-Nova, sendo que, segundo a ANEPC, as pessoas já regressaram às suas casas.
O combate ao incêndio “não está a evoluir favoravelmente”, disse fonte da autoridade, sublinhando que as chamas “estão a ser altamente influenciadas pelo vento”, resultando em “muitas projeções na frente do incêndio e dificuldade de supressão” do mesmo.
Devido às altas temperaturas que se vão fazer sentir durante o dia, está a ser feito um reforço de meios no teatro de operações, nomeadamente com meios aéreos, revelou ainda a ANEPC.
A esta hora (09:20) estão no terreno 773 operacionais, auxiliados por 254 meios terrestres e dois meios aéreos.