Requalificação do posto da GNR do Fundão vai “finalmente” avançar este ano

“Foram dados os passos decisivos para finalmente podermos lançar o procedimento para a requalificação do atual posto da GNR”, anunciou Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, ontem na reunião pública de Câmara.

A obra vem no seguimento de um acordo que o Município do Fundão irá formalizar com o Ministério da Administração Interna, que financiará em grande parte a requalificação. Para já, a cerimónia de celebração do acordo de financiamento está marcada para 30 de agosto, com a presença confirmada do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, adiantou o vice-presidente da CM Fundão.


Com um custo aproximado de 1,9 milhões de euros, a obra será executada pelo Município e comparticipada em cerca de 1,5 milhões (mais IVA) através do Orçamento do Estado, adiantou ainda Miguel Gavinhos.

O anúncio da já muito aguardada requalificação surge depois de uma visita do Ministro da Administração Interna (MAI), José Luís Carneiro, à região a propósito da aquisição de dois novos meios aéreos de combate a incêndios estacionados em Castelo Branco.

Nesta que é “a única cidade do eixo da Beira Interior que não dispõe de duas forças de segurança”, o Fundão dispõe de uma força operacional superior a 100 militares da GNR. Contudo, “uma das grandes pechas na área da segurança é as condições do quartel da GNR”, disse Miguel Gavinhos.

De resto, este “esforço por parte do Município do Fundão” só ainda não tem a validação final da Secretaria Geral das Infraestruturas da Administração Interna”, mas está praticamente no final. Fechadas estas questões contratuais, o Município do Fundão espera lançar o concurso ainda este ano.