União dos Sindicatos acusa Governo e CIMBSE de “tirar aos pobres para dar aos ricos”

Em comunicado de imprensa, a União de Sindicatos de Castelo Branco acusa o Governo e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) de “tirar aos pobres para dar os ricos”, referindo-se à aplicação do reforço de verbas previsto no Despacho n.º 7461-A/2023, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART).

Segundo o despacho, a CIMBSE vai receber um reforço superior a 1 milhão e 200 mil euros, destinados a financiar o programa. Tendo por base declarações da comunicação social, a USCB acusa a Comunidade Intermunicipal de utilizar as verbas para financiar empresas.


“A Direcção da USCB/CGTP-IN alerta que, a ser assim, o governo e a CIMBSE ampliarão o esbulho que está a ser feito aos utentes de transportes públicos do Interior já que o PART se destina ao financiamento da redução tarifária e o PROTransP serve para o financiamento das empresas de transportes públicos.”, lê-se no comunicado.

No nota de imprensa, relembra-se que, em reunião com os sindicalistas, Luís Tadeu, presidente da Comunidade Intermunicipal, informou que “os valores que estavam a dar às empresas eram suficientes para o efeito e que estavam em contacto com o governo para haver um reforço de verbas para poderem financiar os passes dos transportes públicos”, reivindicando assim que o reforço deva ser canalizado para os utilizadores.

“A USCB/CGTP-IN vem de forma categórica exigir que a CIMBSE canalize o milhão e duzentos mil euros para a redução do preço dos passes dos transportes públicos nos concelhos por si abrangidos”, vinca.