Colóquio sobre Arquitetura e História Social na Biblioteca Municipal da Covilhã

Vai realizar-se, nos dias 25 e 26 de setembro na Biblioteca Municipal da Covilhã, o colóquio “ARQUITECTURA AQUI – Habitação, Assistência Social e Ensino Primário”, evento integrado nas Jornadas Europeias do Património.

O evento pretende “promover uma reflexão coletiva acerca da relação entre a arquitetura e a história social da Covilhã, através de uma análise a edifícios e espaços comuns destinados a habitação ou assistência social no ensino primário, construídos entre 1939 e 1986”, segundo nota de imprensa.


Ainda no documento lê-se que o colóquio contempla mesas redondas, “abertas à participação de cidadãos que pretendam refletir sobre a temática e contribuir com a partilha de experiências pessoais vividas nestes edifícios, valorizando-os enquanto parte importante de um património, material e imaterial, deve ser resgatado, preservado e valorizado”. Estas conversas focar-se-ão essencialmente nas temáticas da Habitação, Assistência Social e Educação.

Além destas sessões, vai haver uma oficina no Espaço C3D Makerspace da Biblioteca Municipal da Covilhã no dia 25 às 17:00, seguida de um passeio interpretativo (18:00) e de um jantar convívio (20:00).

Já no dia 26 (10:30), após o painel “Memórias das nossas escolas”, terá lugar uma oficina participativa com a participação de Luís Miguel Moreira Pinto, Pedro Seixo Rodrigues e Rúben de Matos.

O colóquio é realizado em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã , conta com o apoio da Universidade da Beira Interior e da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã e decorre no âmbito da iniciativa “Arquitectura Aqui”.

Mais informações podem ser consultadas na página de Facebook da Biblioteca Municipal, aqui ou aqui.