Ana Sofia Caramelo é a melhor portuguesa na Volta a Portugal de Ciclismo Feminino

A ciclista Ana Sofia Caramelo, natural de Caria e campeã nacional de contrarrelógio, atingiu ontem o 6.º lugar da Geral da 3.ª Volta a Portugal de Ciclismo Feminino, na 4.ª etapa da prova que ligou Murtosa a Gondomar em 84,4kms, tornando-se assim a melhor ciclista portuguesa na geral da prova.

Ultrapassando o 11.º lugar de 2021 e o 10.º lugar de 2022, com este resultado Ana Sofia Caramelo alcançou ainda o 8.º lugar na Classificação Pontos Geral Cofidis e o 9.º lugar na Classificação Montanha Geral. A sua equipa (Matos Mobility – Optiria Women Team) ficou no 3.º lugar por equipas.


Nesta que foi a última etapa e aconteceu quase toda debaixo de chuva, Ana Sofia Caramelo começou a destacar-se ao quilómetro 38,9. Com o desenrolar da prova, mais atletas se iam isolando e algumas atletas até caíram, acabando por desistir. No fim, Ana Sofia Caramelo fecha a prova na sexta posição, a 1,12 minutos da vencedora, a russa Valeria Valgonen.

A ciclista russa (da Massi-Tactic) sucede assim, no palmarés da Volta a Portugal Feminina, a Raquel Queirós, vencedora em 2021, e a Nathalie Eklund, vencedora em 2022.