Belmonte: Falta de médicos é preocupante. 40% da população não tem médico de família

A falta de médicos no Centro de Saúde de Belmonte e na Extensão de Saúde de Caria “é preocupante”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Belmonte durante a reunião pública do executivo, que teve lugar na quinta-feira, dia 21, em que substitui o presidente do município por este estar ausente devido a doença.

Paulo Borralhinho deu conta das reuniões que manteve recentemente com a coordenadora do Centro de Saúde de Belmonte, no sentido de pressionar que o serviço prestado à população de Caria fosse alargado pelo menos aos mais idosos, uma vez que nesta altura a vila é servida por médico três vezes por semana e apenas para atender crianças, grávidas e diabéticos.


Segundo avança o autarca não há abertura, para já, para alargar este serviço, até porque este é prestado por médicos que se deslocam da Covilhã, para cumprir estes serviços mais urgentes.

No Centro de Saúde de Belmonte há 3 médicos ao serviço, apontou o autarca, frisando que faltam pelo menos mais dois, que foram os que saíram recentemente. Uma situação que só será resolvida quando forem colocados mais médicos no ACES Cova da Beira, detalhou.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Belmonte vinca que a autarquia vai continuar a pressionar para que sejam criadas vagas e sejam abertos concursos.

Dá conta que já teve várias reuniões com o coordenador do ACES Cova da Beira nesse sentido.

“Tenho reuniões agendadas e já reunimos. Ele próprio me indicou que há uma médica que pediu mobilidade para cá e a acontecer será colocada em Caria”, disse. Explica que irá continuar a fazer pressão “junto de quem de direito para abrirem vagas e para arranjar condições para que os médicos se fixem aqui”, referiu em declarações aos jornalistas à margem da reunião de Câmara.

José Mariano vereador do PSD no decorrer da sessão também se mostrou critico da situação que se vive em Caria, afirmando que “virem médicos ao concelho só para atender crianças e grávidas não é nada. Temos que «apertar» as entidades oficiais”, disse, colocando-se ao lado da autarquia nas reivindicações.

Também Carlos Afonso, vereador da CDU, sublinhou a falta de médicos no próprio Centro de Saúde de Belmonte, sublinhando que há muita gente sem médico de família, e não se entende que esteja e só atenda crianças, grávidas e diabéticos”, disse.

No concelho de Belmonte há cerca de 2600 utentes sem médico de família, cerca de 40% da população do concelho, o número mais elevado de sempre.