Sob o lema “Literacia do Doente para Segurança nos Cuidados de Saúde”, o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) associou-se às comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente, que se comemorou a 17 de setembro, apostando na “promoção de diversas ações de sensibilização e esclarecimento, para utentes e profissionais de saúde, as quais se estendem, inclusive, até ao final do mês de setembro”.
De acordo com a nota de imprensa, a campanha do CHUCB envolve profissionais de saúde de diferentes serviços e tem como principal objetivo “fortalecer a capacidade crítica dos doentes, capacitando-os a tomar decisões informadas sobre a sua saúde, no que concerne a questões relacionadas com o diagnóstico, as opções terapêuticas e o uso adequado de medicamentos”.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente, o CHUCB tem patente, até ao dia 24, na entrada principal do Hospital Pêro da Covilhã, a Exposição Itinerante “A Literacia faz bem à Saúde,” promovida pela Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS), acompanhada de pósteres temáticos realizados pelos grupos de trabalho ligados à Gestão da Qualidade no CHUCB.
O ponto central das atividades decorreu no dia 18 de setembro, no auditório do hospital, com a realização de uma sessão de informação intitulada “Dar +Voz aos Doentes”.
O evento contou com uma palestra apresentada por Mariana Fonseca, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, e um debate centrado no tema “Segurança da Medicação”, que envolveu diversos profissionais de saúde.
“O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira está empenhado em contribuir para a promoção da segurança e literacia dos doentes, demonstrando o seu compromisso através desta série de iniciativas ao longo de setembro, dado que a saúde e o bem-estar dos utentes são prioridades incontornáveis para esta instituição”, pode ler-se no documento enviado à RCC.