Covilhã: Piscina Municipal coberta sem data para reabrir

A piscina municipal dos Penedos Altos vai continuar encerrada, uma vez que o concurso aberto para realizar “as obras necessárias para o seu bom funcionamento” ficou deserto, avançou esta sexta-feira o presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

“Nós queríamos proceder a uma reparação, o mais profunda possível, naquele remedeio, que são as piscinas municipais cobertas, mas infelizmente o nosso concurso ficou deserto” sublinhou.


O autarca explica que o preço do concurso, 300 mil euros, não atraiu concorrentes, algo que está a acontecer um pouco por todo o país, devido à muita procura destes serviços para cumprir os prazos de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que faz aumentar o custo das obras.

O autarca frisa que a autarquia vai subir o preço da obra, “de forma proporcional” para que o concurso seja “mais e atrativo”.

Vítor Pereira não se compromete com datas para a reabertura do equipamento, vincando que será reaberta no mais curto espaço de tempo.

Recordar que já em maio o tema foi debatido em reunião de câmara e nessa altura o presidente explicou que seria aproveitado o período de verão para reparar o equipamento, mostrando esperança que este pudesse reabrir em outubro, o que não se verificará.

Pedro Farromba, vereador eleito pela coligação Juntos Fazemos Melhor, no habitual encontro com os jornalistas no final das reuniões de câmara privadas, acusou a maioria de “falta de planeamento e ausência total de estratégia”, para colmatar a não reabertura da piscina, afirmando os utentes são deixados “ao deus-dará”.

O vereador aponta que a solução poderia passar por parcerias entre o Município e unidades hoteleiras da cidade.

Dá conta que a Câmara “não soube salvaguardar o trabalho que tem sido feito pelos utentes”, acusando a autarquia de não ter, sequer, uma calendarização para o funcionamento da piscina.

Acusações que Vítor Pereira refuta explicando que o vereador com o pelouro do desporto está a desenvolver esforços para colmatar a lacuna, recorrendo “a municípios vizinhos para a prática desportiva”.

Sobre as parcerias com unidades hoteleiras aponta que estas “têm uma utilização alocada aos seus clientes”, sublinhando que “é muito fácil dizer, mas é muito difícil de concretizar”, apontando também os elevados custos desta solução.

O autarca manifesta a intenção de construir na cidade uma piscina coberta, aquecida, de raiz.

Dá conta que “já houve uma conversa preliminar, muito ao de leve, com o Reitor da UBI para, eventualmente, se partilhar custos e esta ser também para utilização da academia. Avisa que para já não há nada em concreto, vincando, no entanto, que “a Covilhã e a UBI precisam de boas piscinas”.

Aponta que o objetivo é que, logo que seja construído este novo equipamento, a piscina dos Penedos Altos volte a ficar descoberta, devidamente requalificada para assim “ser devolvida aos covilhanenses.