Habitação: Execução do 1.º Direito na Covilhã acima dos 50%

O acordo celebrado entre a Câmara Municipal da Covilhã e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), que prevê apoiar 150 fogos, correspondente a 344 pessoas que vivem em condições habitacionais indignas no município, está com uma taxa de execução superior a 50%.

Os números foram avançados por Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, na Assembleia Municipal de segunda-feira, 25.


Em termos financeiros o acordo é na ordem dos 5,5 milhões de euros.

“Nós vamos avançar, estamos já com uma taxa bastante avançada, de mais de 50%, no que diz respeito à criação de 150 novos fogos e vamos continuar noutras frentes, como sempre fizemos ao longo dos anos, a aproveitar bem os fundos comunitários”, disse o autarca.

Recordar que o acordo celebrado com o IHRU tem a duração de seis anos e foi celebrado em dezembro de 2021.

Vítor Pereira esclarece que a autarquia desde 2013, “tem investido fortemente no parque habitacional municipal”, sublinhando os mais de 2 milhões de euros na manutenção de habitação social.

“Está a trabalhar na Carta Municipal de Habitação e a executar, com uma elevadíssima taxa, a Estratégia Local de Habitação. Estamos a criar condições para que os covilhanenses morem com dignidade”, disse.

O autarca recordou que a Câmara Municipal tem 722 habitações, sendo 600 de arrendamento apoiado (habitação social), frisando que o Município está a “preservar, cuidar e a melhorar” este parque.