A Empowered Startups, multinacional canadiana que tem atraído investimento estrangeiro para as instituições de ensino superior, anunciou que quer alargar o seu campo de ação à Serra de Estrela, segundo avança a Lusa. A multinacional já tem parceria com a Universidade da Beira Interior e com o Instituto Politécnico da Guarda.
Chris Lennon, presidente da Empowered Startups, reconheceu, durante uma sessão na Câmara Municipal de Seia, “um enorme potencial nos territórios da Serra da Estrela” e afirmou que quer ser parceiro “na atração de investimento e de pessoas qualificadas que podem a partir daqui criar empresas com potencial global”.
Segundo a empresa, os empreendedores e empresários “financiam diretamente projetos de investigação científica e com os resultados criam novos produtos, serviços e soluções”, abrindo assim “portas à criação de novas empresas exportadoras, criadoras de emprego qualificado no interior do país”.
Luciano Ribeiro, autarca de Seia, afirmou que a parceria “vai ajudar a criar massa crítica na região”, para que eventualmente “possam ser criadas empresas que se localizem na região e se possa criar um ecossistema de inovação atraindo pessoas de todo o mundo”. O autarca realçou que a meta é aumentar o número de empresas de base tecnológica na região, tendo assim “mais moradores, quer seja pelos que já cá estão e se vão manter, quer seja por aqueles que se queiram instalar cá”.
Em fevereiro, a Empowered Startups entregou ao Governo uma carta de compromisso com o plano de recrutar 150 empreendedores e de atrair investimento estrangeiro direto até 2025. A empresa garante estar “focada no interior do país”.