O Município do Fundão, em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a equipa d’ Alpetratínia, o Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária de Castelo Branco e a Ovibeira, irá promover as IV Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones Portuguesas, nos dias 12 e 13 de setembro, no Teatro Clube de Alpedrinha.
Com esta iniciativa, “pretende-se demonstrar o valor do património genético animal autóctone de Portugal, o seu interesse qualitativo, a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas, bem como as oportunidades de valorização dos seus produtos e funções”, sublinha a Câmara Municipal em nota de imprensa, revelando que, desta forma, se dá “continuidade ao trabalho desenvolvido pela autarquia numa área de reconhecida importância na região, com um evento cujo objetivo é a promoção e a divulgação das Raças Autóctones e do território que ocupam, sendo destinado a estudantes, criadores, profissionais da área e público em geral”.
Para além do próprio conceito de raça, “que encerra em si um cariz cultural”, também as atividades relacionadas com as ambiências próprias das raças “merecem destaque nestas jornadas, com especial enfoque na gastronomia, com a apresentação de uma degustação de produtos provenientes de raças autóctones”.
A sessão de abertura terá lugar no dia 12 de setembro às 09:00.
A inscrição é gratuita e obrigatória, podendo ser efetuada através do e-mail jornadasracasautoctones@gmail.com.
O Município do Fundão lançou, ainda, o convite para estudantes e técnicos fazerem apresentação de pósteres, que apresentem trabalhos técnicos, científicos e artísticos sobre raças autóctones.
Para mais informações deverá utilizar o contacto telefónico 964 939 072. As inscrições deverão ser feitas através do e-mail jornadasracasautoctones@gmail.com.