A Mutualista Covilhanense ganha o Prémio BPI Fundação La Caixa “Capacitar 2023”, o que irá permitir à instituição avançar com um projeto na área da saúde mental, a ser implementado nas freguesias rurais do concelho, avança a associação em comunicado. A cerimónia decorreu esta quarta-feira no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
Este prémio tem como finalidade apoiar financeiramente “projetos de instituições privadas sem fins lucrativas que melhoram a qualidade de vidas das pessoas com doença mental, deficiência física ou outras doenças, bem como as suas famílias, com especial enfoque na sua autonomia, empregabilidade e bem-estar”.
Nesta 14.ª edição, um montante superior a um milhão de euros foi distribuído por 31 projetos nacionais, dez dos quais de instituições da Região Centro.
Segundo a Mutualista, foi a primeira vez que a instituição venceu este que é um dos quatro prémios anuais do Banco BPI e da Fundação La Caixa – Seniores, Solidário, Infância, Capacitar.
Fernando Alexandre, do Conselho de Administração, reconhece que “é muito gratificante e entusiasmante” receber este prémio que se destina “a um público-alvo mais abrangente, focado na saúde mental”.
Sobe assim para 19 o número de prémios que já foram atribuídos à Mutualista Covilhanense na última década. O prémio Capacitar é o segundo deste ano.