Governo anuncia redução de 30% nas portagens das auto-estradas da Beira Interior

A partir de janeiro de 2024, as portagens nas auto-estradas A23, A24 e A25 vão ter um desconto de 30%, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa depois de reunião de Conselho de Ministros que decorreu esta manhã.

A medida, que Ana Abrunhosa classificou como uma forma de “repor a justiça territorial”, entrará em vigor em janeiro de 2024, anunciou a ministra da Coesão Territorial.


A ministra esclareceu ainda que a iniciativa foi no sentido de resolver injustiças no interior do país. “Esta redução é importante para diminuir os custos de contexto nestes territórios onde não há vias de qualidade alternativas e onde não existe transporte público coletivo, nem em qualidade nem em quantidade”, disse.

Esta redução do preço abrange veículos das classes 1, 2, 3 e 4, sejam pertencentes a residentes ou não, portugueses ou não. Será necessário a posse de Via Verde, requisito aliás obrigatório para usufruto dos atuais descontos.

Além das auto-estradas da Beira Interior (A23, A24 e A25), também a A13/a13-1 (radial de Coimbra), a A22 (Via do Infante de Sagres, Algarve) e a A4 (auto-estrada transmontana, que liga Matosinhos a Quintanilha) vão sofrer da mesma redução de preço.

João Galamba, ministro das Infraestruturas, revelou ainda que estes descontos custarão aos cofres do Estado 72 milhões de euros por ano. A redução das portagens, recorde-se, já era uma promessa do Governo no Orçamento de Estado de 2023.