Orgulho, confiança e esperança marcam Gala do Centenário do Sporting da Covilhã

“Orgulho no passado, confiança no presente e esperança de um futuro risonho”. Foi a mensagem que José Mendes, presidente da direção do Sporting Clube da Covilhã, quis enfatizar no final do seu discurso, na gala de encerramento das comemorações do centenário que decorreu este sábado no Teatro Municipal da Covilhã.

“Precisamos e merecemos um Sporting da Covilhã cada vez mais forte e conto com a ajuda de todos para o sucesso do clube”, terminou o presidente.


Na sua intervenção realçou a “forma elevada” como decorreram asas comemorações do centenário, frisando que foram “uma ação agregadora”, fazendo justiça “a todos os que serviram o clube” que o engrandeceram ao longo dos tempos.

“Um clube dedicado ao desporto e aos jovens”, disse o dirigente, referindo que todos os triunfos e insucessos foram recordados ao longo das comemorações.

O dirigente apontou ainda que os corpos sociais vão continuar a “lutar arduamente para que o futuro seja ainda melhor”, que os momentos do passado que “a todos orgulham”.

Elenca as obras no estádio Santos Pinto como uma mais-valia para esse futuro, bem como a futura academia de formação que “irá dar condições para que o clube cresça a todos os níveis”, lançando o repto a Vítor Pereira, presidente da Câmara, para ajudar na resolução da questão dos terrenos.

A atual posição da equipa sénior no panorama nacional do futebol também não foi esquecida. José Mendes sublinhou, na sua intervenção, que “Alex Costa tem o duro trabalho de fazer regressar o clube ao futebol profissional”.

Sublinhou também o objetivo da direção de continuar a fazer crescer o clube.

“O Sporting da Covilhã deve progredir no seu caminho de modernização, de crescimento, de sustentabilidade e de sucesso desportivo”, apontou.

Com apresentação dos covilhanenses Daniela Santiago e Carlos Albuquerque a gala distinguiu atletas, treinadores, patrocinadores, dirigentes e associados nas mais variadas vertentes e contou com diversos momentos musicais, de dança e vídeo.

Todas as equipas, da formação aos seniores, receberam a medalha comemorativa do centenário, como agradecimento pela dedicação e como motivação para “continuar no caminho certo”, foi dito na hora de homenagear a equipa sénior.

Foi entregue o prémio dedicação à formação a Carla Canário e Jorge Pais.

O prémio sócio carismático foi entregue a Raul Lopes Andrade, com 90 anos e 73 de associado e a António Alberto Miguel Rodrigues, sócio há 44 anos.

Foi também premiado o Coletivo Wool, Lara Seixo Rodrigues, Pedro Seixo Rodrigues e Elisabet Carceller, pela dedicação à cidade e pelo mural ao centenário do SCC.

O autor da letra e música do hino do clube, Sérgio Gaspar Saraiva, foi outros dos homenageados.

Vítor Cunha, diretor desportivo, recebeu o prémio mérito desportivo, pela “entrega diária e dedicação ao clube ao longo dos anos”.

O atual secretário-geral da direção, Vítor Caetano, foi homenageado pelo profissionalismo com que exerceu os diversos cargos diretivos que ocupou.  

Na área média foi distinguido o CHUCB pelo trabalho, em especial durante a pandemia, um prémio entregue ao presidente do Conselho de Administração João Casteleiro.

Uma gala que vai passar a ser anual reiterou o presidente da direção, cujos prémios serão anunciados em breve bem como o seu regulamento. Vai ter como galardão “O Pastor”, prémio que José Mendes recebeu, das mãos da restante direção, pelos 20 anos de trabalho em prol do clube.