O certame “Pastores – História e Tradição de um Povo” conta já com 42 inscrições para abrigos, um número que ultrapassa as expectativas da organização, revelou Alexandre Barata, presidente da Filarmónica Recreativa Cortense, em conferência de imprensa.
O evento decorre entre os dias 6 e 8 de outubro, em Cortes do Meio, com animação de rua, tasquinhas, festival da chanfana e ainda o desfile de chocalhos, considerado o “ponto mais alto do certame”.
Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio, frisou que “em boa hora a filarmónica pegou no evento e concretizou o mesmo da melhor forma, abordando aquilo que são a essência e história da freguesia, que se traduz muito bem no pastoreio”.
“É uma alegria, enquanto presidente da junta, poder contar com este dinamismo das associações. São um movimento vivo da nossa freguesia”.
Este certame “é uma das melhores homenagens àquela que é a profissão que melhor representa a freguesia”, disse Jorge Viegas, mostrando-se esperançoso de que “esta edição irá trazer milhares de visitantes”.
Para além da homenagem aos pastores, “é uma forma de continuar a divulgar e potenciar” Cortes do Meio, referiu o autarca, salientando ainda de que “é um dos certames com maior impacto no concelho da Covilhã.
José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro das freguesias e do associativismo na Câmara Municipal da Covilhã, frisa que a Covilhã “é um concelho único na forma como as pessoas vivem o associativismo”.
“Temos a sorte de ter muitas e boas coletividades, que organizam muitos e bons eventos e temos visto, nos últimos 10 anos, eventos que se vão cimentando, ano após ano, e que acabam por fazer parte de um calendário riquíssimo, que passa por todas as freguesias”, vincou.
Com um investimento de cerca de 8 mil euros, o certame decorre durante três dias na freguesia de Cortes do Meio.