Penamacor pondera colocar desfibrilhadores em espaços desportivos no arranque da próxima época

A vila de Penamacor poderá vir a ter Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE) ao serviço da população no início da próxima época desportivo.  

A informação foi avançada por António Beites, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, durante a sessão ordinária da Assembleia Municipal, que teve lugar ontem, dia 28.


“Temos estado a trabalhar nesta questão, há bastante tempo, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor e com as duas associações desportivas do concelho”, frisou.

Durante o seu discurso, o autarca salientou, no entanto, que “há um conjunto de requisitos a cumprir”.

“Um desfibrilhador não é um berlinde, estamos a falar de vidas humanas. Hoje, dentro das nossas associações, temos um conjunto de elementos com formação para que possam utilizar o aparelho”, vincou António Beites.

Falta apenas a agregação final, revelou o autarca, mostrando-se esperançoso de que, com esta articulação entre as entidades, “a questão será resolvida de modo a salvaguardar a próxima época desportiva”.

A questão dos Desfibrilhadores Automáticos Externos foi levantada por Marta Isabel Soares, deputada do grupo municipal “Abraçar Penamacor”.

A deputada municipal apresentou, como exemplo, o Município da Covilhã, que colocou ao serviço da população 11 desfibrilhadores, sublinhando que “este é apenas o exemplo de um concelho, entre muitos outros, que têm este tipo de programas instituído”.

“Serão as vidas dos penamacorenses menos importantes que a de outros munícipes?”, questionou Marta Isabel Soares.

A deputada alegou ainda que António Beites, na Assembleia Municipal de fevereiro, afirmou que “o município se encontrava em fase de dotar as infraestruturas desportivas com estes equipamentos, no seguimento da formação dos agentes desportivos das duas associações desportivas do concelho”.

“Seis meses depois, numa altura de arranque da nova época desportiva, ainda não temos os equipamentos instalados nem o programa de formação em funcionamento”, concluiu.

De acordo com António Beites, os aparelhos irão ser colocados no Estádio Municipal, Pavilhão Desportivo e Complexo Desportivo de Pedrogão de São Pedro.