Penamacor aumenta número de alunos pelo segundo ano. “É um sinal muito positivo”

Penamacor aumenta o número de alunos, desde o pré-escolar até ao 12.º ano, pelo segundo ano consecutivo. Um sinal “muito positivo”, olhando a curva demográfica do concelho, foi hoje vincado na reunião pública da Câmara Municipal.

Ilídia Cruchinho, vereadora com o pelouro da educação, deu conta no decorrer dos trabalhos que estão matriculados 328 alunos no agrupamento de escolas, o que é superior ao início do ano letivo passado, destacando “o aumento do número de alunos no pré-escolar”.


“Uma nota positiva, é sinal que há mais crianças no concelho, aumentou a natalidade, também devido à fixação de casais jovens que vieram residir para o concelho”, detalhou a autarca.

Números “relevantes”, sublinhou o presidente da câmara António Luís Beites.

“Juntamente com a Santa Casa ultrapassamos os 350 alunos do pré-escolar ao 12.º ano, algo que já não acontecia há muitos anos em Penamacor”, disse, vincando que estes números “dão alento para continuar a trabalhar”, mostrando-se convicto que o caminho que tem feito “é o caminho certo e os resultados começam a estar à vista”, apontou.

O presidente não tem dúvidas que esta melhoria se deve às políticas de apoio educativo implementadas no concelho, entre outras, a gratuitidade das refeições escolares, medida que foi implementada no final do último ano letivo.

Frisa que que são políticas que ajudam a fixar a população que quer fugir do custo de vida que é diferente, para melhor, nestas regiões do interior.

Ilída Cruchinho deu conta que o ano letivo começou com toda a normalidade no concelho. Aponta que os transportes, alimentação, atividades de enriquecimento curricular e componente de apoio à família, competências da Câmara Municipal, estão prontos a começar na segunda-feira.

Revela ainda que segundo informação do agrupamento de escolas todos os professores estão colocados, o que, vincou, “é também uma boa noticia”.

Para além dos números do ensino pré-escolar público, a vereadora sublinha que também na Santa Casa da Misericórdia local as 25 vagas do pré-escolar estão preenchidas.