Torneio Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas na Covilhã no fim de semana

O Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) que a delegação da Associação Portuguesa de Deficientes organiza, ganha nesta terceira edição caráter internacional.

A competição acontece a 9 e 10 de setembro no pavilhão nº 1 da UBI.  


A delegação distrital de Castelo Branco da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) organiza a primeira competição do calendário do BCR nacional na nova temporada, com o apoio da Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Castelo Branco, Câmara da Covilhã, União de Freguesias de Covilhã e Canhoso, Serviços Sociais da UBI e UBI – Universidade da Beira Interior.

Além da seleção nacional de BCR, que vai estagiar na Covilhã a partir de amanhã, e para a qual o torneio representa a derradeira etapa de preparação para o Campeonato da Europa C (na Bósnia-Herzegovina de 18 a 24 de setembro), integram o lote de participantes as equipas da APD Leiria, a seleção do Pará (Brasil) e o Basketmi Ferrol (Espanha), formação galega do segundo escalão espanhol.

Raúl Pereira, presidente da delegação de Castelo Branco da APD, valoriza a “internacionalização do evento” e considera “estarem reunidos os ingredientes para uma excelente edição”. O dirigente garante o desejo de ver a modalidade desabrochar na Covilhã e que se venha a constituir uma equipa.

“Temos feito esforços para que aconteça, o trabalho de casa está concluído. Batemos às portas, fizemos a divulgação e falámos com possíveis atletas”, frisou.

Contudo, a intenção esbarra ainda em aspetos-chave, nomeadamente a disponibilidade material e de espaço de treino. “Temos algumas cadeiras usadas, que, numa fase inicial são uma ajuda importante, mas encetámos esforços há já algum tempo para a aquisição de cadeiras novas. Também o pavilhão é uma necessidade e andámos à procura do mais indicado em termos de acessibilidade. Mas há coisas que não dependem de nós”, afirmou.

No imediato, o Torneio Internacional de BCR – Cidade da Covilhã pode constituir mais um impulso importante para fomentar interesse em torno da modalidade. No que respeita à seleção nacional de BCR, esta vai cumprir algumas sessões de treino nos dias que antecedem a prova, 7 e 8 de setembro.