Uma comitiva de dirigentes da farmacêutica Hovione esteve na Universidade da Beira Interior (UBI), para conhecer a investigação está a ser desenvolvida na área da saúde.
Segundo avança a universidade na sua página oficial o encontro foi promovido pela Vice-Reitoria para a Investigação Inovação e Desenvolvimento, teve lugar na manhã de 11 de setembro, “e constituiu mais um momento de aproximação da academia ao tecido empresarial de campo de elevada sofisticação”, é descrito.
No encontro o Reitor da UBI, Mário Raposo, deu a conhecer o crescimento da universidade nas vertentes do ensino, investigação, inovação e do empreendedorismo, ao longo dos anos.
Luís Taborda Barata, Coordenador Científico do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI), apresentou as valências de investigação da unidade, enquanto Graça Baltazar, responsável pelo Biotério da UBI, salientou as possibilidades em investigação animal.
Márcio Temtem e Jaime del Campo, por seu turno, deram a conhecer a Hovione aos participantes da academia.
A comitiva visitou a UBImedical, sendo que os representantes da Hovione mostraram “um notório interesse em diversas valências a serem desenvolvidas na UBI. Como na ocasião afirmou Sílvia Socorro, Vice-reitora para a Investigação Inovação e Desenvolvimento, «há uma série de oportunidades de colaboração» entre a UBI e a empresa”.
“Estabelecer relações com o mundo empresarial é uma das missões da Universidade, e este tipo de encontros é fundamental para a construção de estratégias ‘win-win’, em que quer as empresas quer as unidades de investigação das universidades beneficiam da partilha de ‘know-how’ e infraestruturas”, aponta Sílvia Socorro, a propósito da relevância deste tipo de reuniões.
“O encontro em questão foi muito útil”, acrescenta, “tendo permitido identificar uma série de interesses comuns e que, com certeza, vão ser explorados e aprofundados num futuro próximo”. A Vice-reitora refere que, para continuar a alimentar esta aproximação, terá lugar, brevemente, uma visita da UBI às instalações da Hovione.