CMC: Oposição vota contra preço do estacionamento na Covilhã

A bancada da oposição na Câmara Municipal da Covilhã, a coligação “Juntos, Fazemos Melhor”, votou contra o o preço do estacionamento tarifado que o executivo aprovou esta sexta-feira, na reunião pública que decorreu no Auditório Municipal.

Para Pedro Farromba, vereador da oposição, “fica claro o que vai ser aprovado”, em especial “no período em que vivemos, com a subida dos juros e com os custos da inflação” a influenciarem a vida dos covilhanenses.


O vereador comparou o preço na Covilhã – de tarifário único – com o preço do estacionamento na Alameda dos Oceanos, em Lisboa, “uma das zonas mais caras do país”. Para o mesmo período de quatro horas, na Covilhã pagar-se-á 4,45€, enquanto que nessa zona da capital se paga 3,20€.

Vítor Pereira, em resposta à oposição, disse haver “muita dose de injustiça e populismo” neste assunto, argumento seguido por José Miguel Oliveira, vereador do executivo, que acusou o seu opositor de comparar a tarifa “mais cara da Covilhã” com a “mais barata de Lisboa.”

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã afirmou que “estão a ser praticados os mesmos preços que haviam antes da pandemia e antes da concessão”, mudando apenas “a atualização decorrente da inflação”.

Para o autarca, o largo período em que não houve pagamento e a atualização que decorre da inflação levam a que estes valores sejam estranhos à população. Acrescenta que são os preços “praticados em todo o lado”. É um “preço absolutamente razoável e que está na média do país”, conclui.

Vítor Pereira notou ainda que, para moradores, o 1.ª veículo é gratuito, o 2.ª paga 15 euros anuais e o 3.º paga 30 euros anuais.

Pedro Farromba terminou vincando a posição do seu voto contra: “estacionar na Covilhã tem um valor”; “estacionar na Alameda dos Oceanos em Lisboa por um período de quatro horas é mais barato”.

A tarifa foi aprovada e será remetida à Assembleia Municipal.