Pedro Tavares, secretário de estado da justiça, fez uma avaliação “extremamente positiva” dos serviços do Balcão Único do Prédio (BUPi) da Covilhã, considerando o mesmo uma “oportunidade de, como país, cidadãos ou proprietários, podermos proteger aquilo que é de cada um”.
“Assistimos, na Covilhã, a este exemplo. Um exemplo de mobilização de cidadãos e mobilização dos técnicos empenhados neste processo”, disse o governante, sublinhando que “a gratuitidade associada ao registo e o não aumento dos impostos é a grande vantagem para os cidadãos”.
Para o secretário de estado da justiça, “garantir que conhecemos o território, que o valorizamos e que a terra vale alguma coisa” é o que “todos queremos enquanto país”.
Pedro Tavares falava à margem de uma visita aos serviços do BUPi da Covilhã, ao tribunal e serviços de conservatória da cidade.
Recordar que o Balcão Único do Prédio é “uma plataforma de interoperabilidade que agrega a informação relevante sobre os prédios urbanos, rústicos e mistos em Portugal, e os seus titulares, incluindo informação disponível nas várias bases de dados públicas das entidades parceiras do projeto BUPi, através da articulação entre o registo predial, a matriz predial, o cadastro predial e a informação geográfica”.
Fotografia: Covilhã Município