De forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), irá realizar-se o “V MENTALmotorcycle tour” no dia 15 de outubro. À semelhança de edições anteriores, Pedro Renca, enfermeiro especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no Centro Hospital Universitário de Coimbra e mentor deste projeto, é mentor do projeto.
O “V MENTALmotorcycle tour” convida os participantes a realizar, na totalidade ou de forma segmentada, o trajeto Coimbra-Covilhã-Guarda-Coimbra de mota, ligando assim três cidades, três estruturas de saúde com tratamento de saúde mental.
A ideia é “demonstrar metaforicamente a necessidade e a importância de um trabalho articulado”, pois no “estabelecimento de redes surge a eficácia e eficiência no tratamento e na prestação de cuidados”, lê-se na nota de imprensa.
A partir do exemplo do mototurismo, o evento pretende “sensibilizar a comunidade na importância da procura de estratégias que equilibrem a saúde em geral, mais especificamente em relação à promoção da saúde mental”.
O “V MENTALmotorcycle tour” parte de Coimbra às 8:30, com destino à Torre, de onde segue para a Covilhã, onde haverá um porto de honra, às 12:00 no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospital Universitário da Cova da Beira. De seguida, às 13:00, será a vez do almoço no Estádio da Associação Desportiva da Estação (ADE).
Os motociclistas seguem estrada até à Guarda (Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade de Saúde Local da Guarda) e depois para Coimbra, onde chegam às 19:00 ao Centro Hospital Universitário de Coimbra.
A inscrição são gratuitas e estão abertas até dia 7 de outubro. No entanto, a inscrição com almoço tem o custo de 12€, dois euros dos quais revertem para a Associação Encruzilhadamente. Podem ser feitas aqui.